Eletrônica

Plataforma de Desenvolvimento do Arduino


             O Arduino é uma plataforma open-source em placa, ou seja, o software e hardware estão disponíveis ao público podendo ser reproduzidos, sem a necessidade de pagamentos de direitos autorais. Esta plataforma foi desenvolvida com o objetivo de permitir que o usuário criar diversos projetos com a possibilidade de controle de sistema que interajam com o ambiente como sensores, interruptores, motores, controle de luzes, saídas físicas e etc. 
            Com o software de desenvolvimento constituído de uma linguagem derivada do Processing e Wiring e através da biblioteca Wiring é possível programar em C/C++ e sendo possível adicionar biblioteca AVR-C diretamente na programação.
            Possuindo um hardware baseado nos microcontroladores da ATmel AVR, que contém uma programação armazenada e executada pelo microcontrolador, a placa também possui regulador de tensão, oscilador de cristal e porta de comunicação serial que através do chip FDTP é usado para a comunicação via USB.
            Pelas características de comunicação, frequência, alimentação, facilidade de comprar, vários arquivos na internet levaram a escolha da plataforma Arduino para controle do sistema. Porém existem diversos tipos de modelos de Arduino onde se diferenciam pela capacidade de comunicação e pelo número de portas analógicas e digitais. Alguns modelos de Arduino são apresentados na figura a seguir.


Fonte: site oficial do Arduino

        

Nenhum comentário :

Postar um comentário