quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Nova norma nbr 5419 - 2015

NBR 5419 2015 - Proteção contra descargas atmosféricas

O intuito da alteração da norma é aumentar a segurança nas instalações e segurança da vida humana.
A NBR 5419 contém as seguintes partes:
  • Parte 1: Princípios gerais;
  • Parte 2: Gerenciamento de risco;
  • Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigosas à vida;
  • Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura;

Serviços de Elétrica

Equipe formada por Engenheiros eletricistas, técnicos e eletricistas


Projetos elétrico industriais, prediais e residenciais
• Baixa Tensão;
• Média Tensão;
• Subestação;
• Eficiência Energética;
• Proteção contra sobretensão;
• Correção do Fator de Potência;
• Manutenção corretiva, preditiva e preventiva.

Projeto Junto a concessionaria
• Aumento de carga;
• Instalação de medidor padrão Light e Ampla;
• Instalação de Painéis padrão Light e Ampla.

Projeto de Sistemas fotovoltaicos
• On grid;
• Off Grid.
• Circuitos independentes.

Projetos de Automação Residencial
• Iluminação;
• Controle do ambiente;
• Áudio e Vídeo.

Laudos
• Sistema de Proteção atmosférica SPDA;
• Conformidade com NR10

Contatos
• Eng. Eletricista Cristiano Mota
cel: (021) 97652 - 3660 - Claro
cel: (021) 98716 - 2327 - Oi
• Eng. Eletricista André Gustavo Lobato
cel: (021) 99673 - 4061

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Energia Solar

Em um mundo cercado pelo problema do aquecimento global e o uso incessante de compostos do petróleo os cientistas vem estudando alternativas para gerar energia por fontes naturais, ou seja, que se renovam como a energia do vento, a do Sol, do movimento das ondas, da queda da água, etc. 

Neste post será falado apenas da energia solar, em breve também será apresentado outras modos de geração de energia.

As placas fotovoltaicas contém células que tem a propriedade de transforma os fótons da luz solar em eletricidade. Para implantação dessas placas é necessário realizar estudos do clima, localização geografia, posição em relação ao Sol, etc. 

Não é tão simples para se instalar um sistema fotovoltaico sendo necessário profissionais que conheçam os tramites da legislação para aqueles que querem vender energia para concessionaria e o conhecimento na parte técnica com empresas que produzam a ART do responsável técnico da obra.

Agora falando do sistema as placa ainda não possuem uma grande eficiência na produção de energia, ou seja, há a necessidade utilizar uma área considerável para produção de energia que supra a demanda da instalação. 

A equipe que irá instalar deve ter os equipamentos de segurança necessários para trabalhar com elétrica e em altura obedecendo as normas nr10 e nr35.

A instalação consiste nas placas fotovoltaicas que recebem a luz do Sol e convertem para energia elétrica, no controlador de carga que gerencia a energia produzida, o inversor de frequência e em casos que precise do armazenamento de energia um banco de baterias.

Nas placas a corrente que é produzida é continua diferente da corrente que os equipamentos da residencia, loja ou uma instalação normal usam  por isso utiliza-se uma inversor que converte de corrente continua para corrente alternada.

Estão aparecendo no Brasil varias empresas que vendem os equipamentos para instalação o preço ainda está um pouco alto devido aos impostos, mas estão sendo estudadas leis para redução de alguns impostos.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Cesgranrio- Prova Petroquímica Suape 2011

Questão Resolvida 42



Quer ganhar muito dinheiro sem sair de casa?


Quem já não leu a frase "ganhe muito dinheiro sem sair de casa", "ganhe até 1000 reais por semana", "crie um negocio perfeito e fique rico".  Pode até ser verdade uma dessas frases, mas ninguém diz que não será fácil. Montar um home office exige disciplina e perfil empreendedor.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Para raios parte II

Definição

O para-raios é um equipamento de proteção, que tem a função de eliminar as sobretensões provenientes de descargas atmosféricas, que curta duração, e manobras no sistema elétrico essas tem longa duração. Estas sobretensões podem danificar os equipamentos elétricos, em maior relevância, nos isolamentos.
Simbologia de para raio
Exemplo de PARA RAIO POLIMÉTRICO 30KV
    





domingo, 8 de março de 2015

Autovistoria Lei Estadual n° 6400


Desde 2013 a Lei Estadual n° 6400 determina a realização periódica por autovistoria ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo poder público, nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas bem como todas as suas instalações.Então criou-se laudo técnico de vistoria predial (ltvp) no estado do rio de janeiro e dá outras providências.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Estudo para a prova da BR distribuidora domingo 8/3/2015 parte II


Olá como muitos devem saber a Cesgranrio tem um padrão parecido de provas, então estudando várias questões dela e da Fundação Carlos Chagas (FCC), que possui um estilo muito parecido, o candidato estará bem preparado para a prova. Sendo assim estou colocando mais duas questões da prova da LIQUIGÁS - Petrobras Prova 12 – Engenheiro Junior - Elétrica Questão 23 e Questão 24.


terça-feira, 3 de março de 2015

Estudo para a prova da BR distribuidora domingo 8/3/2015



Como muitos sabem o setor privado não anda nada bem, por isso a melhor alternativa é o tão almejado cargo em um empresa publica. Nada melhor que trabalhar em uma das empresas da Petrobras, mesmo que muitos digam que a Petrobras está falida isso é uma mentira uma crise é normal, sendo que já houve uma crise no setor do petróleo nos anos 70 e nem por isso a Petrobras foi vendida, bem minha opinião é que vale a pena trabalhar como concursado na Petrobras.

Para aqueles que não conseguiram resolver algumas questões aqui vai a questão 21 da LIQUIGÁS - Petrobras Prova 12 – Engenheiro Junior - Elétrica

Questão Resolvida 21

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Aterramento I

Aterramento

O aterramento consiste na ligação elétrica de sistemas físicos ao solo, dessa forma o sistema fica equipotencializado não havendo diferença de potencial entre os sistemas físicos e o solo.  O aterramento também é responsável por eliminar toda a carga eletrostática acumulada nos componentes elétricos descarregando para a terra. Tem como objetivo a proteção de pessoas e equipamentos.